Visualizações diarias

domingo, 11 de novembro de 2018

Perfeccionista

Sabe aquele cara que não para namorada/mulher na vida dele porque nenhuma presta! (Carácter, Família metida, físico desleixado, pouca demostração de afeto singular de amor você para receber...)
Penso que azucrinam a vida porque esqueceu de levantar a tampa do vaso sanitário na hora de usá-lo, esqueceu a toalha molhada em cima da cama e aquelas que você convidou pra sair e ela passou a noite inteira criticando o bar, a comida, o som, as pessoas.

Sou perfeccionista, muito exigente, detalhista, tenho mania de planejamento e arrumação, sou pouco flexível, tenho dificuldade em lidar com mudanças de planos, imprevistos e opiniões divergentes, sou burocrático, sou MUITO criativo, avalio mundo dentro do critério do certo e errado (mas eles sempre estão certos), rigidez de caráter.

Nunca satisfeito com nada e vejo mais as falhas do que os acertos, atormento a vida de todas com minhas cobranças. 

Acho que tenho que ser perfeito para ser amado e também exijo a perfeição da parceira. 

Quem consegue conviver e amar uma pessoa que passa o dia buscando erros e criticando? 

Sei fica difícil ter paz e realização no dia-a-dia com o excesso de cobrança. 

Por exigir demais de eu e dos outros, torno-me chato.
Ninguém nasce perfeccionista, aprende a funcionar assim, se você foi criado numa família também perfeccionista ou foi muito criticado na infância e cresceu sem se livrar do medo de errar igual a eu, pode estar aí a explicação pra essa conduta. 
Tento colocar ordem no mundo, mas não consigo lidar com o meu caos interior, me culpo e me exijo demais, gerando uma baixa auto-estima. A obsessão pela perfeição faz com que as pessoas trabalhem mais, como vivo criticando os outros, estou sempre sobrecarregado de trabalho porque não consigo delegar tarefas, além disso, fixo-me tanto em detalhes que acabo produzindo pouco.
Fazer sempre o melhor vira tortura, muitas vezes consigo atingir meus objetivos, mas a energia gasta para alcançá-los é tão grande, provoca tanto estresse, tornando-os vulneráveis à frustração, a tristeza, agressividade e culpa.
Todas a minha volta tem que ser perfeitas (de acordo com seu modelo pessoal de perfeição) e fico muito incomodado quando não consigo garantir a perfeita aplicação de minhas regras disciplinares e submeto aos outros aos meus desejos. 
O perfeccionismo é disseminado em nossa cultura, vivemos em busca da excelência e da perfeição, nossa participação no mundo deveria estar ligada ao compromisso de fazermos o melhor, respeitando nossos limites e o dos outros, o mundo não é perfeito, as pessoas não são perfeitas e erros acontecem, quem vive procurando a perfeição, trilha o caminho do estresse e da exaustão, tenho problemas de relacionamento (me afasto de pessoas “complicadas e desleixadas fisicamente”) e acabo ficando sozinho. 
Se você se identificou com o perfil de perfeccionista, saiba que isso não é virtude talvez pré-requisito para o sucesso.
É vício e provoca sofrimento em quem não consegue entregar o minimo esperado fisicamente, ser saudável e necessário se empenhar no trabalho e dar o melhor de si na busca de resultados, mas, para ser feliz é preciso que você se permita e aceitar nada de limitações, busque objetivos que representem seus desejos e vontades, relaxe, aproveite a vida, se divirta.
Aprenda a ser humano e entenda que cada um de nós vive com valores e expectativas pessoais e que é falsa a sua crença de que ninguém faz melhor que você. porque eu faço!

"A vida é mais que os plano que a gente faz
Se não me ver por aqui não to ausente
É que eu fluí pra ver se flui se der espero lá na frente?

Pus na balança meu conforto e meu progresso
Ajeitei a bagagem pra não carregar excesso
Tem coisa que se perde no processo de mudança
Melhor ter mais esperança do q arrastar retrocesso

Lugar comum cria raízes mas não gera frutos
E eu vivo de colher então tive que escolher (o que)
O que faz mais sentido, não retorno em prazo curto
Há muito pra fazer então tive que correr

Se perguntar pra onde eu vou dizer: por aí
Na certeza de que uma parte fica quando eu partir
Não tenho o dom de prever, mas se eu preciso prover
Meu dever é mais crer que duvidar do porvir

Levo fé, deixo amor, prometo não me perder
O meu lugar é aqui, mas eu preciso saber
O que o mundo quer me contar
E nas voltas que o mundo dá
A gente vai se encontrar e vocês vão me entender
Então fui"


"Sou o encaixe perfeito de um espaço sem formas."
"Nunca haverá perfeição pois cada um tem seu ponto de vista."





Porto Alegre 11 de Novembro de 2018 14:27 hrs

Vânderson Santos
Poeta, escritor, filosofo, entusiasta de textos.
60 dias e teremos 3 décadas!
vS''

Nenhum comentário:

Postar um comentário